Chegar à idade adulta em nossos dias é uma dádiva divina, porém chegar à idade adulta com responsabilidade em nossos dias além de ser uma dádiva divina, é também um resultado de uma grande educação dos pais.
Na sociedade de hoje num modo geral principalmente em nossa cidade, no nosso convívio, percebemos as mudanças dos dias antigos para os atuais. É muito fácil relembrarmos como nossos jovens cresciam, brincando em praça pública, conversando, fazendo rodas de viola, até que chagava na fase da adolescência a fase de se descobrir, se interessar mais nos estudos, decidir o que ser quando se formar, que curso superior fazer por exemplo.
Conseqüentemente chegar a fase da juventude, a fase adulta. Em nosso período atual é triste ver nossos jovens trocar todos esses princípios por festas, sexo, drogas e alguns se perderem tão cedo no mundo do crime. Mas levamos em consideração que a personalidade não é formada na fase adulta, mas, é um processo.
E, mas uma vez, a palavra de Deus, a Bíblia sagrada, vem se renovando. No livro de Provérbios capítulo 6 no versículo 22 nos diz: “educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele”.
A palavra de Deus em provérbios deixa uma esperança para a nossa sociedade, para os pais que ainda tem filhos pequenos, e tem nas mãos a chance de cuidar do ensino, da educação, e de exortar seus filhos no temor da palavra de Deus. Quando uma pessoa alcança a fase adulta geralmente começa a sobressair os seus conceitos e valores, é o momento de colocar em prática aquilo que foi aprendido.
Pais, avós que por acaso cuidam e criam seus netos, devem pensar urgente nestas questões, pois é de suas responsabilidades. Uma pergunta que vemos sempre os pais fazerem quando seus filhos crescem e não lhes obedecem nem seguem seus conselhos, é: onde foi que eu errei? Muitos não se importam com a palavra de Deus, alguns nem creem, mas, podemos analisar que feliz é o homem que a obedece e segue os caminhos do Senhor.
Por isso pais, façam o melhor para os seus filhos, eduquem da melhor forma sem transferir as responsabilidades para os amigos, para a escola, para a religião a qual pertencem, mas que possam entender que a responsabilidade da criação e da educação dos filhos é tão somente dos próprios pais.
Em meio a essa sociedade tão pervertida, só resta pedir a Deus que em sua infinita sabedoria e misericórdia ajude aos pais a transformarem seus filhos em cidadãos de boa índole que contribuam para uma sociedade melhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário